O que é Psicossomática? 

Hoje vou escrever sobre a Psicossomática, e convido a todos para a leitura.

O QUE É PSICOSSOMÁTICA?

A Psicossomática vem nos apontar que, o ser humano, deve ser compreendido de forma integral, onde os sintomas da doença seriam interpretados como consequências de fatores emocionais.

Dessa forma a doença seria vista como um sintoma para demonstrar que algo não está bem no interior da pessoa, como se fosse um sinal de alerta que o corpo nos envia, de que precisamos mudar de atitudes e comportamentos.

A doença traz para o externo as verdadeiras emoções, que antes, estavam escondidas, ou seja, retidas em nosso interior.

Estudos apontam que a causa principal da doença Psicossomática está na esfera emocional da pessoa, onde o surgimento da doença pode ter sido iniciado por sentimentos de alguma perda afetiva, raivas reprimidas, enfim emoções que, no passado deixaram de ser expressas de forma natural, espontânea.

Há dois fatores necessários para que a doença se desenvolva, são eles: a predisposição individual (características individuais) e a circunstância existencial (estímulos ambientais).

Vale ressaltar que há uma diferença entre Psicossomática e Somatização.
Na Psicossomática há uma alteração física, ou seja, as doenças são desencadeadas por razões emocionais, com presença de alterações orgânicas.

Já na Somatização não há uma alteração física comprovada, ou seja, é um sofrimento emocional que se manifesta sob a forma de queixas físicas. São pacientes poliqueixosos, muitas vezes. Os sintomas envolvidos dizem respeito aos órgãos, mas que não se confirma nos exames médicos.

Portanto, pode-se observar a importância da Psicossomática no processo de adoecer. Assim como também a importância de olhar para o indivíduo como um todo para o entender melhor.

Por fim, podemos apontar sobre a importância da Psicoterapia, onde a pessoa poderá externalizar os seus sentimentos e emoções, e assim, entendendo melhor as suas necessidades de observar as mudanças necessárias em seus comportamentos e atitudes.

Psicologa Marissa Torpinian Delarissa
CRP:06/81483

Faça um contato conosco e saiba mais →