ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Orientação Vocacional

Constitui uma ampla gama de tarefas, que inclui o trabalho psicológico, com o objetivo de verificar as aptidões do individuo, como também fazer com que o mesmo tome conhecimento destas para assim, obter a escolha ocupacional desejada.

A Importância da Orientação Vocacional

O orientando poderá se conhecer naquilo em que melhor se destaca , além de conhecer as profissões existentes no mercado de trabalho.
A Orientação Vocacional é realizada através de entrevistas, testes psicológicos e atividades.

avaliação dos interesses profissionais:

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL – Avaliação dos interesses profissionais.

O objetivo geral da “Orientação Vocacional” (OVP) é apresentar formas que auxilie o orientando a ter conhecimento das habilidades que possui, e sobre a sua real motivação para usar estas habilidades no contexto, e fazer melhor suas opções profissionais.

O convidará a refletir sobre suas preferências, interesses, satisfação com sua escolha profissional, bem como também o grau de envolvimento para exercer a profissão escolhida.

Instrumentos utilizados: entrevista, dinâmicas, testes psicológicos, tarefas para casa e atividades de autoconhecimento. Logo, os encontros não se tornarão cansativos e sim atrativos.

Método: (5 a 6 encontros, com duração de 1h30), podendo se estender, caso houver necessidade.

Nestes encontros cada um tem o seu objetivo, tais como: levar o jovem ao autoconhecimento, além de perceber seus interesses pessoais; conhecimento do mercado de trabalho; contato com as profissões existentes; levar o jovem tomar conhecimento sobre a necessidade de promover mudanças, ou seja, ser flexível nos aspectos da vida; perfil profissional; fechamento e entrega de resultado.

Marissa Torpinian
CRP: 06/81483
Psicóloga e orientadora Vocacional

Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo que amar e algo que esperar…

Aristóteles

Orientação vocacional Sorocaba e Brooklin – SP

Orientação vocacional em Sorocaba para adolescentes. Psicoterapia para a terceira idade tal qual uma terapia reconstrutíva. Agendar psicólogo em Sorocaba assim que sentir algo diferente em sua razão de viver. 
Tratamento para depressão de tal maneira que se faça necessário um acompanhamento mais próximo. Entretanto há atendimento para adolescentes para serem acompanhados de perto no processo de auto-descobrimento. 
A terapia gestalt também é empregada no método da psicóloga Marissa Torpinian de maneira que o paciente se auto-descubra. 

A crise de mania/hipomania pode apresentar, além do humor exaltado e euforia, aumento da irritabilidade e humor instável, com episódios de agressividade voltados para si mesmo ou para outros. Pensamento mais rápido que o habitual; Otimismo demasiado; Ideia de grandeza; Ansiedade;

A crise de depressão apresenta tristeza, aborrecimento, anedonia, baixa tolerância à frustração, apresentam explosão de raivas e queixas físicas, cansaço intenso, insônia ou sono excessivo.

A importância da psicoterapia neste caso é promover autoconhecimento, compreensão da doença, mudança de comportamento e melhoria de qualidade de vida. Aceitação da doença e como lidar com as dificuldades geradas por ela; Além disso, faz-se necessário o tratamento juntamente com o psiquiatra e terapia familiar. 

Tratamento para quadro depressivo de maneira que Lentidão motora possa gerar a Oscilação de humor entre depressão x mania, interferindo em seus comportamentos, emoções e pensamentos.

A Irritabilidade assim como a Distração e o Isolamento social são sintomas do TAB. Mas também são a Preocupação exagerada a Tristeza e choro fora do normal.